Mitos

Mitos a respeito das aulas de inglês para crianças.

Não é melhor aprender português primeiro?

A criança na primeira infância está aprendendo comunicação e não línguas, por assim dizer.

A segunda língua funciona como mais uma ferramenta de comunicação.

E o aprendizado dessa segunda língua deve se dar de forma natural, quase imperceptível pela criança.

Deve ser levado como um momento de “brincar de inglês”

Mas esse “brincar” deve ter suas regras e rotinas para surtir efeitos pedagógicos positivos.

Não é melhor alfabetizar primeiro?

Outra dúvida comum é a respeito do “momento certo” para o aprendizado do inglês pelas crianças é sobre a alfabetização.

Os pais sempre se questionam se devem esperar a criança iniciar o processo de letramento para começar aprender inglês.

Não é necessário esperar, aliás, quanto antes melhor. E adiar pode tornar o processo mais difícil e inclusive mais traumático. Afinal a criança já pegou o “vício da língua-mãe”.

A criança não vai confundir as línguas ?

Não de forma prejudicial.

Uma palavra ou outra ela pode soltar em inglês, pois não lembra do significado em português, ou talvez realmente a criança nem saiba como fala aquilo em português, mas aprendeu já em inglês. E isso não tem problema nenhum. É algo comum em pessoas bilíngues. Eu mesmo, muitas vezes me pego esquecendo uma palavra ou outra em português, “horseshoe” é uma que sempre me esqueço (ferradura).

Eu e meu marido não falamos inglês, isso pode prejudicar a evolução do meu filho(a)?

NÃO!

O importante é que a criança tenha contato regular com a língua inglesa.

Os pais priorizarem isso, entenderem a importancia disso e colocarem a criança em contato, é a única preocupação que os pais devem ter.

E, claro, acompanhar sempre o processo. Mas esse acompanhamento não exige que os pais dominem a língua. E durante esse acompanhamento, certamente os pais irão aprender junto.

Esses são alguns dos mitos a respeito das aulas de inglês para crianças.