Metodologia

Contação de histórias

A contação de histórias (ou storytelling) é a base de nossas aulas, é justamente o que apresenta e orienta a temática da aula.

As histórias são muito importantes para a imaginação e para o desenvolvimento simbólico, que se dá de forma inconsciente através dos arquétipos, que cada personagem representa.

Cada personagem cumpre o seu papel psicológico e auxilia no desenvolvimento dos valores humanos.

As histórias também apresentam o vocabulário de forma muito natural e intuitiva.

Músicas

As músicas são muito importantes para o ensino de inglês para crianças.

O ritmo, a melodia e as rimas faz com que as crianças entendam e memorizem de forma mais natural e intuitiva o conteúdo e o vocabulário relacionado a canção.

Melhor ainda se a música vier junto com imagens e gestos que ilustrem o conteúdo da letra da canção.

Atividades manuais

A partir do momento que a criança consegue andar, ela dança.
No momento em que ela começa a falar, ela canta.
Antes da criança escrever, ela desenha.

A melhor maneira de aprender é colocando a mão na massa

As artes são essenciais para a expressão humana.

Movimento

O movimento é muito importante para o desenvolvimento intelectual. As crianças são exploradores sensoriais, estão descobrindo e entendendo o seu corpo e o mundo ao seu redor. E exploram essa descoberta através dos seus sentidos.

Para as crianças pequenas é muito importante a técnica TPR, total physical response, ou resposta totalmente física.

Essa técnica liga um movimento diretamente à uma palavra. O que torna natural e intuitivo o entendimento, sem necessidade de tradução.

Jogos

Os jogos desafiam as crianças a seguirem regras e limites, para vencer um desafio.

Pode tanto incentivar a cooperação, quanto instigar a competição saudável.

Apresenta o vocabulário de forma intuitiva e imperceptível.

Observação assistida

No momento em que o educador propõe as atividades e atua de forma ativa, este é o momento diretivo das nossas aulas.

No momento final da aula se inverte essa lógica, e o educador passa a ter uma postura passiva, e o aluno assume a postura ativa, de forma que o educador simplesmente disponibiliza estímulos e opções lúdicas e pedagógicas, para que o aluno escolha o que tem vontade de fazer. Escolher um jogo, um brinquedo, uma música, uma atividade.

É muito importante esse momento para atuarmos de forma a observar e conversar sobre o que está sendo feito.

As crianças gostam de ter autonomia, independência e gostam principalmente de interagir com a gente. Esse é um momento muito rico, que muitas vezes os alunos nos dão oportunidades excelentes de tanto acrescentar de forma natural vocabulário relacionado com o o que eles escolheram fazer. Quanto aprender e sentir o que seu aluno gosta, quer, e nos permite personalizar as aulas segundo os seus interesses naturais.

Atividades Práticas

As atividades práticas apresentam os vocabulários de forma real, trazendo os objetos reais para o ambiente de aprendizado. Tornando a absorção da língua muito mais orgânica, natural, intuitiva.

As atividades práticas podem ser: culinária, tye dye, vulcão em erupção, slime, etc

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